quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Este é um dos setores mais promissores no mercado da segurança, pois apresenta vital importância para o bom desempenho de uma empresa. Mesmo com avanços significativos nessa área, o Brasil ainda apresenta uma grande deficiência na segurança da informação. Até pouco tempo, o assunto era praticamente ignorado pela grande maioria dos empresários e os prejuízos causados por essa falta de cultura de segurança, tornaram-se mais visíveis com a estabilização da economia brasileira e o fim das compensações de perdas através da inflação que no final da década de 80, chegou a índices pra lá de alarmantes. Com o fim desta ferramenta e uma política mais ajustada à economia mundial, as empresas brasileiras viram-se diante de uma nova realidade, que permitiu uma visão mais clara dos prejuízos causados com as perdas resultantes da falta de uma política de segurança.
A segurança da informação, proteção de dados, visa entre outras coisas, garantir o bom desenvolvimento dos negócios e evitar prejuízos que podem levar à falência da empresa.
Diversos profissionais estão se aperfeiçoando na questão da segurança da informação, que, geralmente, para se atingir os objetivos, é necessário realizar uma verdadeira reengenharia no trabalho exercido em praticamente todos os departamentos da empresa.
A segurança da informação compreende os mais diversos aspectos, como a proteção de redes, padronização de sistemas e comportamentos, controle de acesso, criptografia, crimes nas era digital, proteção de sites, plano de contingência, sistemas operacionais, vírus, treinamento, ameaças internas e externas, espionagem industrial, entre diversos outros pontos.
A Segurança de informação também envolve aspectos técnicos, humanos e Organizacionais. Pode ser considerada como a expectativa de todo grupo de uma organização para que os dados contidos em qualquer um dos departamentos da empresa permaneçam nesses locais, sem que pessoas não autorizadas tenham acesso a seu conteúdo.
Para garantir maior segurança nas trocas de informações e evitar que oportunistas utilizem-se de falhas na legislação, vários políticos e juristas trabalham para a aprovação de projetos de lei que garantam maior proteção de dados, principalmente os que circulam virtualmente pela internet. Dentre os mais recentes estão aqueles que visam acabar com o anonimato das pessoas que hospedam páginas na internet e endereços eletrônicos e os que proíbem a transmissão a terceiros dos dados fornecidos por pessoa natural ou jurídica para fins de cadastro, sem autorização expressa do interessado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário